Dicas, Técnico

Piscinas de alvenaria em espaços pequenos, é possível?

Existem algumas dúvidas relacionadas à construção de piscinas de alvenaria e ainda mais quando falamos de piscinas pequenas.

Muitas vezes o cliente tem um espaço reduzido mas não quer abrir mão do revestimento de azulejo ou de pastilha e é aí que surgem vários questionamentos sobre a viabilidade da piscina de alvenaria pequena.

A pergunta é: É possível fazer piscinas pequenas de alvenaria ou concreto?

E a resposta é SIM! É possível construir uma piscina de alvenaria em tamanhos menores sem grandes problemas, mas é claro que você precisa se certificar de alguns pontos importantes.

Um fato é que, uma piscina de alvenaria pequena pode até ser uma boa opção para quem não tem muito espaço em casa e ainda assim quer optar pela durabilidade de uma piscina feita com concreto ou alvenaria.

Cuidados na hora da Construção!

A construção de uma piscina em ambientes pequenos não tem muita diferença em relação às piscinas maiores…. A principal diferença está no projeto.

Ao projetar uma piscina reduzida você precisa prestar uma atenção maior em alguns elementos como: 

 

Espaço disponível e Melhor formato

A área na qual a piscina será construída tem a estrutura para suportar o volume de água. Para isso, contrate um engenheiro; ele saberá avaliar o terreno e dar um parecer.

Sabendo que a área comporta o projeto, será preciso descobrir qual é o tipo de piscina mais adequado, não apenas escolher o tamanho ideal, mas o material no qual ela será construída, revestimento, formato, largura e profundidade.

Opção de concreto armado: é a mais resistente. Nessa escolha você terá uma durabilidade maior, além de poder escolher o formato que quiser. A decisão do revestimento também é maior.

Opção de alvenaria: garante também durabilidade e possibilidade de personalização. Apesar disso, sua estrutura é menos reforçada que a de concreto armado.

 

Dispositivos/Equipamentos 

Sistema de hidromassagem, Aquecedor, Dispositivos de iluminação, Escadas entre muitos outros

O fundamental nesses casos é fazer um planejamento cuidadoso. Se o tamanho já é limitado, é preciso garantir que ele seja aproveitado da melhor forma possível, não é mesmo?

É por esse motivo que o posicionamento de itens como escadas, luzes, encanamento, motor e bomba precisam ser considerados logo na fase de projeto, quando é muito mais simples e barato identificar problemas em potencial.

Algumas questões que são diferentes em piscinas pequenas

Filtros e Bombas compatível

Geralmente são filtros pequenos, com carga de até 50 Kg de areia, e motobombas de um quarto de cavalo (1/4 cv).

Este conjunto filtrante costuma ser mais do que suficiente para lidar com as impurezas que vão entrar em contato com a água.

A casa de máquinas nesses casos se torna bem compacta e, consequentemente, com menor valor. 

 

Aquecimento

Além de ter um conjunto de filtro e bomba pequeno, piscinas de alvenaria pequenas também possuem algumas diferenças quanto ao aquecimento.

Ao contrário do que acontece com grandes volumes de água, pequenas piscinas de alvenaria podem ser aquecidas de acordo com a necessidade.

O tempo para aquecer grandes volumes de água é grande demais e a energia gasta também é enorme. Mas quando se trata de uma piscina de 5/10 m³, pode valer a pena usar a estratégia de ligar o trocador de calor um período antes do seu uso, aguardar aquecer a piscina e desligar o equipamento.

Sendo pouca água para aquecer, o trocador de calor consegue dar conta mais rapidamente e o aquecimento não demora tanto quanto demoraria numa piscina maior. É claro que não fará diferença se você optar por um sistema de aquecimento solar. Neste caso, a diferença será na área de telhado necessária para a instalação dos coletores.

 

Capas

Piscinas pequenas de alvenaria também podem se beneficiar do seu tamanho reduzido quando o assunto é a cobertura.

Capas de proteção são conhecidas por serem mais pesadas e desajeitadas no manuseio. Em piscinas pequenas esse problema quase não existe. Capas menores são mais leves e extremamente fáceis de manusear.

O mesmo vale para a capa térmica! 

 

Custo de manutenção de piscinas

O custo para manter uma piscina pequena de alvenaria pode ser infinitamente menor em relação às piscinas maiores.Geralmente gasta-se com uma pequena quantidade de cloro em tabletes (ou outros tipos de Cloro), alguns produtos para correção do pH e para ajuste da alcalinidade da piscina. Caso você opte por empresas que trabalham com limpeza de piscinas, também cobram menos para limpar estas piscinas menores ainda que elas sejam de concreto ou Alvenaria.

Vantagens

Piscinas pequenas são grandes aliadas do seu bolso em vários aspectos; para enchê-las, o gasto com água será menor. O mesmo vale para o investimento em produtos químicos para tratamento da água. Mas atenção: independentemente do tamanho de uma piscina, lembre-se de que todas elas precisam de tratamento e higienização constantes

No caso das piscinas mais compactas, como a concentração de água é menor, as reações químicas vão acontecer de forma muito mais acelerada. Você sabia que o surgimento de algas, por exemplo, é mais comum nas piscinas pequenas do que nas grandes? Isso acontece porque quantidades menores de água ficam muito mais suscetíveis a variações de temperatura. Basta um dia de sol intenso para criar o ambiente perfeito para a proliferação desses organismos e deixar a água da piscina verde!

Mas, em contrapartida, corrigir o problema também é muito simples, já que uma aplicação concentrada de cloro terá um efeito superior. 

Outro ponto importante é que em piscinas pequenas o processo de aspiração e limpeza das bordas é rápido e descomplicado

Controle os níveis de pH e cloro diariamente ou sempre que eles saírem dos parâmetros ideais e faça a aplicação rotineira de algicida, principalmente antes das chuvas para evitar que a água fique verde.

Na aplicação do cloro, contudo, é preciso ter cuidado redobrado! Afinal, é muito comum que piscinas pequenas tenham formatos especiais e customizados, o que pode causar confusão na hora de calcular o volume de água e, consequentemente, a quantidade correta de cloro para aplicação! Por isso, tenha certeza de definir todas as dimensões já na parte do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *