Uma piscina limpa é sinônimo de segurança para seus usuários… Mas piscinas de locais públicos como hotéis, clubes e resorts, onde há grande fluxo de pessoas, a manutenção é ainda mais importante e traz benefícios para todos.
É comum a existência de microrganismos e fatores contaminantes vindo dos banhistas e do meio ambiente e, eliminá-los somente com processos convencionais não é o suficiente, será preciso seguir um planejamento rigoroso e eficaz para garantir a limpeza da piscina e segurança dos banhistas.
Para isso, vamos te ajudar com um checklist de cuidados que precisam ser considerados na hora de montar o seu planejamento.
Cuidados diários
Filtragem: deve ser feita diariamente e sempre depois dos tratamentos químicos.
Limpeza da superfície da água: é necessário remover todas as impurezas e detritos com auxílio de uma peneira, além de verificar o nível da água.
Aplicação do Cloro: a cada dois dias faça a análise do residual. De acordo com os especialistas, esse nível deve se apresentar entre 1.0 e 3.0 ppm;
Sempre faça a avaliação da água! O ideal é que a cada quatro horas de utilização, deve-se verificar o pH que deve estar entre 7.2 e 7.6 para manter a alcalinidade ajustada entre 80 e 120 ppm. Caso não estejam em níveis adequados, deve-se fazer a correção.
Cuidados Semanais
Limpeza do Skimmer: 2 vezes por semana. Tire a sujeira do cestinho e lave.
Ao menos duas vezes por semana é preciso limpar a linha de água, ou seja, tirar as impurezas e gorduras que se acumulam nas paredes com produtos adequados a fim de evitar que a sujeira caia na piscina;
Aspiração: faça a aspiração pelo menos uma vez por semana. Quando houver aplicação de clarificante, aspire na sequência.
Limpeza do filtro: Use a função retrolavagem e enxágue.
Escovação: Use o cabo telescópico e a escova. Faça antes de decantar e aspirar.
Limpeza da bomba: uma vez por semana limpe o cesto e remova toda a sujeira.
Aplicação de Algicidas: em condições normais (sem excesso de chuva ou folhas na água) faça a aplicação uma vez por semana. Se a piscina já estiver com a água verde, considere usar um algicida de choque. Nunca aplique no mesmo dia que usar cloro granulado, pois isso pode acarretar em efeito inverso e a água ficar escura e/ou turva.
Cuidados Mensais
Mensalmente é indispensável fazer a análise bacteriológica, verificar e ajustar os níveis de alcalinidade, metais pesados e ácido cianúrico;
Supercloração: Faça uma vez por mês em períodos de muita chuva e/ou de muito uso da piscina.
Clarificação e decantação: somente quando perceber que a piscina está com resíduos que persistem ou quando houver desequilíbrio no tratamento ou na manutenção dele.
Troca da areia do filtro.
Assim que finalizar essas etapas, a sua piscina coletiva estará pronta para o uso.
Benefícios
Uma piscina com a limpeza em dia é sinônimo de bem-estar e segurança para seus usuários. Especialmente em clubes, resorts, hotéis e condomínios, esse cuidado deve ser redobrado, já que existe um fluxo maior de pessoas passando pelo local.
Garantir a limpeza da piscina traz benefícios como:
- Prevenir contra grandes despesas, principalmente, aquelas relacionadas aos produtos químicos;
- Os cuidados serão feitos com maior facilidade, sem precisar refazer o trabalho de limpeza;
- A manutenção correta é ótima para o meio ambiente, já que você evita o desperdício de muitos e muitos litros de água;
- Há a possibilidade de prevenir uma série de doenças. Doenças graves podem ser transmitidas por meio da água mal cuidada como por exemplo leptospirose, conjuntivite, hepatite e a cólera;
E claro, seu estabelecimento conseguirá manter uma boa reputação, atraindo cada vez mais clientes que se preocupam com a sua saúde e tranquilidade mesmo no momento da diversão.