Dicas

Cuidados com a piscina durante o inverno

Cuidados com a piscina durante o inverno

Quem tem uma piscina em casa sabe muito bem as vantagens que ela pode proporcionar… relaxar em dias quentes, curtir com os filhos, fazer festas com os amigos. Mas, para ser uma diversão segura, não é segredo que, independentemente da frequência de uso, é fundamental garantir que a manutenção de piscinas esteja em dia, a fim de evitar problemas.

Mas no inverno, é preciso seguir os mesmos cuidados com a manutenção de piscinas?

Muitos acreditam que manter os cuidados de forma regular só é necessário nos períodos quentes do ano. O que é um grande erro, uma vez que a manutenção da piscina deve ser feita até mesmo nos dias frios.

É claro que é possível aproveitar a piscina nos dias de inverno, mas não é sempre que temos pessoas corajosas para encarar esse desafio não é mesmo!? Mesmo a frequência de uso sendo menor, os cuidados com a limpeza e com o tratamento da água devem ser mantidos com frequência.

Além de ser um cuidado essencial para garantir o bem-estar de todos, a manutenção da piscina é importante para a sua saúde financeira, afinal, é mais barato manter tudo em dia do que realizar tratamentos de choque para tentar recuperar a qualidade da água.dipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Problemas comuns e como reconhecê-los

Água verde

As chuvas e os ventos, mais frequentes em climas mais frios, podem acabar gerando acúmulo de folhas, galhos e insetos na água. Além disso a falta de tratamento da água também pode resultar nesse tipo de problema

A limpeza periódica e o tratamento da água são fundamentais para evitar a proliferação de algas e de larvas, que podem transformar a piscina em um potencial foco de doenças. Para ser benéfica ao banho, a água deve estar sempre límpida e cristalina.

Como corrigir?

Verifique a alcalinidade do pH e corrija se necessário. Aplique uma supercloração com cloro desejado e deixe recirculando por 1 hora. Depois aplique um decantador (sulfato de alumínio) ou algicida de choque na dosagem de 7 a 10 ml/m³ e deixe recircular por duas horas.

Se a água estiver “colorida” (metais)

Verifique o cloro (ele precisa estar abaixo de 1ppm). Aplique o controlador de metais na dosagem de 15 a 50 g/m³, deixe filtrar por 8 horas e depois retrolavar o filtro. Repita o processo de filtração por 4 dias. Nestes dias, não podem ser adicionados outros produtos na piscina. Depois deste período, volte ao tratamento habitual.

Se a água estiver turva (leitosa)

Característica de material em suspensão ou pH e alcalinidade altos. No primeiro caso, basta uma decantação (com Sulfato de Alumínio). Se for desajuste do pH ou alcalinidade, corrigir com o produto indicado e depois filtrar com o auxílio de um clarificante.

Outros cuidados fundamentais para manter a piscina limpa durante o inverno

Não esvazie a piscina

O desejo da praticidade leva muita gente a pensar que a melhor maneira de manter a piscina no inverno livre de problemas é esvaziá-la.

Na verdade, essa atitude pode trazer graves prejuízos à estrutura, independentemente do material. Para as piscinas de alvenaria o problema são as fissuras, que provocam vazamentos e fazem com que o revestimento de ladrilhos corra o risco de se soltar.

Portanto, a manutenção da piscina é a melhor maneira de mantê-la sempre pronta e economizar, evitando reparos e investimentos desnecessários.

Cubra a Piscina

A cobertura de piscina é importante para evitar que caiam folhas, insetos e outros resíduos, além de impedir que o nível e equilíbrio da água se alterem caso chova.

Mas atente-se aos cuidados com a lona também, se a cobertura ficar com muita sujeira e grande nível de água, é importante fazer uma limpeza para evitar o excesso de peso nela e acúmulo ou proliferação de insetos.

Limpeza constante, se possível semanalmente

Como já mencionado anteriormente, a sujeira pode acarretar no aparecimento de bactérias e algas. Por isso, mantenha o piso e os azulejos sempre limpos, além de remover sujeiras mais visíveis, como folhas e insetos. E também não esqueça de filtrar a água!

Deixe a água equilibrada

No inverno, o pH e alcalinidade da água tendem a variar bem menos, mas nem por isso os produtos de limpeza devem ser deixados de lado. Aplique o cloro e os corretivos de pH de acordo com os resultados do teste de controle da água uma vez por semana. Um bom algicida também é bastante indicado para evitar o aparecimento de algas, que deixam a piscina com tons diferentes ao que deve ser: Cristalina.

Cuidado com os dispositivos

Desligue os aparelhos como bombas, robôs, temporizadores e sistema de aquecimento (caso não vá utilizar a piscina). Aproveite que os dispositivos como filtro, motor e bomba não estarão sendo usados para limpar e fazer a manutenção necessária.

Reduza o nível da água

Com as baixas temperaturas, as moléculas da água se expandem e podem fazer com que a sua piscina acabe transbordando. Por isso, o ideal é deixar a água pelo menos 50cm abaixo do skimmer (aquela caixinha que capta as impurezas). Mas não esvazie por completo, já que é a água que mantém o revestimento da piscina devidamente hidratado.

Deixe a canalização vazia

Este passo é extremamente importante. Existem bombas de ar ou de água para tirar a água que ficou na canalização, e você também pode usar a bomba da própria piscina para isso. Feche as saídas de água, como o ralo

Independente do clima, cuidados com a manutenção de piscinas é fundamental para garantir a diversão em qualquer momento, no verão e no inverno para os mais corajosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *