Dicas

Opções para uma área de lazer completa!

Um ambiente para lazer não precisa ser composto apenas por uma piscina. Podemos abusar da criatividade e pensar em elementos que possam ser incorporados para deixar o ambiente ainda mais completo! 

Vamos deixar aqui algumas opções interessantes.

Piscina com Sauna

Existem variações de opções no momento da escolha por um ambiente da Sauna na sua área de lazer. Essas variações são entre o Tipo de Sauna e o Tipo de Construção. 

 

Tipos de Sauna

Os dois tipos de sauna que podem ser incorporadas à piscina são: Sauna Seca e Sauna à Vapor.

A Sauna Seca possui seu interior geralmente de madeira e é aquecida a partir de um forno ou de pedras aquecidas com uma temperatura bastante elevada, entre 70 e 80° para níveis de umidade baixos.

A Sauna à Vapor, como o próprio nome diz, tem seu funcionamento a partir de geradores de vapor. Isso garante uma temperatura de até 60° e uma elevada umidade.

 

Tipos de Construção

Os dois tipos de Construção são: Junto à piscina ou Próxima à piscina

Construir a sauna próxima da piscina é uma forma antiga de construção, onde as duas estão “perto”, porém não necessariamente integradas. Por outro lado, ao construir as duas no mesmo ambiente permite uma conexão maior entre elas gerando mais conforto entre os dois ambientes e assim aproveitar ainda mais a sua sauna.

Outra opção que vem ganhando lugar no mercado é a construção de uma sauna panorâmica, composta por paredes de vidro. Esse tipo de sauna confere ainda mais a sensação de integração do ambiente e pode ainda ser construída com um acesso interno à piscina (chique demais né!?)

 

Alguns benefícios da sauna:

  • Aumento da circulação sanguínea e combate a hipertensão;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Alívio de dores musculares e reumáticas;
  • Diminuição da tensão e do estresse e melhoria do sono;
  • Abertura dos poros e limpeza da pele;
  • Regulamentação do metabolismo e humor;

Decks

Os decks dão charme às áreas externas e garantem conforto sob medida. E para que isso seja aproveitado com segurança, é fundamental atentar-se a aspectos como: segurança, durabilidade, manutenção/cuidados e custos.

 

Escolha do Piso

É preciso de mais que beleza – Garantir características como antiderrapância, durabilidade, boa resistência à umidade, ações do tempo e até cupins é essencial!

Geralmente usa-se madeiras nobres como o Ipê e a Itaúba.

Há outras possibilidades que exigem menos manutenção e são mais resistentes como o porcelanato, pisos cimentícios e plásticos ecológicos que imitam madeira.

 

Tipos de Deck

É preciso considerar a área de construção. Para áreas com a piscina em formato irregular e elevada o deck a ser utilizado é o tradicional. Para piscinas retas é indicado o deck modular.

  • Deck tradicional: Utiliza madeira tratada e sua instalação além de demandar mais tempo deve ser realizada por profissional qualificado.
  • Deck modular: O seu sistema de encaixe é simples e permite que seja feito por qualquer pessoa, o que diminui o custo de instalação.

Atenção: É necessário que seja feito um contrapiso ou outra instalação de concreto para receber o deck.

 

Manutenção

A manutenção é sempre a chave para prolongar a vida útil!

Independente do tipo do deck, é preciso saber as necessidades de manutenção dos materiais que compõe a área…

A limpeza deve ser realizada semanalmente e de forma delicada para não danificar a madeira ou material utilizado.

Utilize madeiras já tratadas com impermeabilizantes ou contrate um profissional para aplicar. Uma nova aplicação deverá ser feita anualmente ou dependendo da frequência de uso do espaço, de 6 em 6 meses.

 

Custos

Apesar do preço elevado, o deck de madeira apresenta ótimo custo-benefício. A madeira se distingue pela sua durabilidade e agrega valor estético ao imóvel. Também é possível encontrar opções mais baratas como o deck modular.

Piscina com Prainha

Como o próprio nome já diz, a “prainha” é o nome dado na extensão da piscina que possui um volume menor de água que pode trazer inúmeros benefícios para quem desfruta dos momentos de lazer na piscina

Facilita a entrada na piscina.

Não são todas as pessoas que curtem “entrar de cabeça” na piscina… a prainha pode ser uma alternativa para as pessoas que gostam de se ambientar com a temperatura da água antes de entrar na piscina. Pode favorecer também aqueles que têm receios com grandes profundidades

Área dedicada às crianças e Pets.

Esse espaço pode facilitar a vida dos papais, trazendo mais segurança na hora de deixar seu filho brincar na piscina. E, se você é pai de Pet, também pode ficar mais tranquilo e aproveitar o lazer com o seu pet mesmo se ele não é muito fã de nadar

Um lugar mais confortável para conversas

A prainha pode ser também um local que traz mais conforto para os usuários ficarem tomando alguns drinks e colocando o papo em dia sem precisar ficar em pé

Pode ser uma ótima opção também pra quem gosta de desfrutar do sol e garantir um belo bronzeado em dias quentes numa confortável espreguiçadeira.

Além da versatilidade, uma piscina com prainha pode trazer mais sofisticação ao ambiente. Quando combinada ainda com uma borda infinita… O espelho d’água ganha design ainda mais individualizado, levando mais elegância e requinte à área externa.

Vale lembrar que as prainhas cabem tanto em piscinas de alvenaria quanto em tanques de vinil que já oferecem essa alternativa para quem quer ter a prainha, mas não consegue construir uma piscina!

Piscina com Hidromassagem

A hidromassagem traz uma série de vantagens aos seus usuários, além daqueles que só a piscina por si só já proporciona… Alívio de dores e tratamento de lesões, melhoria na circulação, drenagem de líquidos e redução de inchaço podem ser alguns dos benefícios trazidos devido ao fato de a hidromassagem possuir jatos direcionados que, combinados com mecanismos de sucção e impulsão da água, criam um constante movimento que, associada à ação térmica (já que as temperaturas são entre 35° C e 50° C) proporciona resultados bastante positivos para a saúde além de garantir um efeito champanhe incrível!

Existe também o benefício funcional caracterizado pela possibilidade de se usar a hidro e a piscina mesmo durante a noite ou dias nublados e, nesses casos, uma boa iluminação interna e externa e a construção de um espaço de lazer, são ainda mais necessários.

 

Mais benefícios de uma piscina com hidro

Além dos pontos de relaxamento e benefícios para a saúde mencionados anteriormente, ter uma hidromassagem na piscina pode trazer pontos positivos também: 

  • Para a piscina: O sistema de circulação de água ganha mais alguns dispositivos, o que auxilia a mistura dos produtos de limpeza e ajuda a água a se manter transparente e saudável.
  • Para a estética: O calor da água, por exemplo, pode ser um aliado na dilatação dos poros, ajudando na eliminação das impurezas da pele mantendo o viço dela. Além disso, atua no sistema linfático, estimulando a drenagem dos líquidos e ajudando a desinchar alguns membros, como pernas e pés. Isso não só impacta no peso, reduzindo-o, como também ajuda no combate à celulite e à flacidez da pele.
  • Para Lesões: A hidromassagem é uma verdadeira aliada no tratamento de lesões musculares, contusões e torções. Para isso, ela deve ser realizada como atividade complementar às técnicas de fisioterapia, que, lembrando, exigem um acompanhamento profissional. De modo geral, a hidromassagem também ajuda a recuperar as energias e, por isso, é benéfica para atletas de diferentes níveis.
  • Para bem-estar e a qualidade do sono: Pela temperatura mais alta e pelas correntes de água, que aumentam a oxigenação e relaxam os músculos, após um dia estressante, uma passada na hidro faz com que o corpo e a mente consigam se desligar da correria. Como resultado, melhora o nível de bem-estar das pessoas e proporciona a elas uma boa noite de sono.

Agora que você já conhece algumas opções para incorporar na sua área de lazer, é só escolher qual ou quais opções atenderão melhor você e as pessoas que desfrutarão desse ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.