Técnico

O que considerar para a escolha do comando e fonte?

Piscina iluminada demonstrando a importancia do comando e fonte

Para ter uma piscina iluminada não basta apenas adquirir refletores, pois sem as fontes ou comandos, eles não cumprem sua função! Porém, pouco se fala a respeito disto. Se você quer entender melhor a influência das fontes e comandos na iluminação da piscina, este artigo vai te ajudar muito.

Primeiramente, acreditamos que é importante alinhar os termos:

  • A caixa de comando, ou controladora, é para refletores coloridos (RGB) e tem a função de guiar os leds para usar suas cores de acordo com o desejado. Além disto, pode proporcionar o controle da intensidade da luz e o programa de efeitos (inclusive a velocidade deles). Ela também pode ser usada para refletores monocromáticos, proporcionando controle da intensidade da luz.
  • A fonte tem a função de energizar os refletores para seu funcionamento. Algumas caixas de comando já têm a fonte acoplada. Em outros casos, eles podem ser adquiridos separadamente.

 

Agora que já temos os termos alinhados, vamos falar um pouco das características desses equipamentos e também dar algumas dicas de como escolher o comando e fonte ideais.

Caixas de Comando

As caixas de comando da Cristal Led Inox possuem um sistema de fonte chaveada. O que isso significa? Significa que elas são capazes de controlar a tensão de saída, ou seja, ela filtra as variações de tensão na entrada, ajudando a controlar a tensão enviada para os leds, evitando danos e aumentando a sua vida útil. Isso vale para a fonte também.

É justamente por este motivo que não recomendamos o uso de transformador para instalação de refletores, pois ele, diferentemente das fontes chaveadas, transfere qualquer variação de tensão que receba para os circuitos que ele serve. E essas variações podem danificar os leds.

Fontes

As fontes da Cristal Led Inox são ideais para aplicações onde existe um risco de infiltração ou excesso de umidade, pois contam com grau de proteção IP67. Seu corpo de alumínio anodizado garante o resfriamento (passivo) adequado sem necessidade utilizar coolers ou ventoinhas (circulação forçada). 

As fontes podem ser usadas para energizar diretamente refletores monocromáticos em casos onde não existe a necessidade de controle da intensidade de luz ou uso de controle remoto. Também podem ser usadas para energizar refletores coloridos (RGB) com o auxílio da Caixa de Comando/Repetidora IoT da Cristal Led Inox. 

Nossas fontes contam também com um sistema de feedback, que garante que os LEDs sejam sempre alimentados com 12v, independentemente da corrente que está sendo consumida por eles. Vale lembrar que fontes chaveadas são mais eficientes, mais leves, mais compactas e mais seguras que fontes lineares (transformadores comuns), garantindo que se obtenha sempre 12v na saída, independentemente das variações da rede elétrica na entrada da fonte.

Conclusão

Em resumo, para escolher a caixa de comando ideal, você deve considerar:

  • A cor dos refletores;
  • Se gostaria de controlar a intensidade da luz ou não;
  • A possibilidade de fazer o controle também por interruptor à distância;
  • Se gostaria de fazer o controle por aplicativo de celular. 

Com essas respostas, é possível escolher entre as caixas de comando automação, controle touch, comando à distância ou Iot. Ou talvez, uso apenas da fonte.

O mais importante é saber que adquirindo nossas caixas de comando ou fontes, você está optando por um produto que otimiza o desempenho dos leds e contribui para que eles tenham uma vida útil maior.

Na hora da instalação, não se esqueça de pensar nos detalhes da rede (caso for utilizar). Demos dicas valiosíssimas em um de nossos posts e você pode conferir clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *