Técnico

Localização da Casa de Máquinas e seus possíveis impactos na eficácia e vida útil dos dispositivos

Ao fazer uma casa de máquinas, é necessário tomar alguns cuidados, como rede elétrica, dimensionamento da bomba, entre outros. 

Em ambientes onde não se tem muito espaço para instalação de casa de máquina, geralmente ela é instalada no chão, ao lado da piscina, e com isso a bomba tem que fazer mais esforço para bombear a água do que se estivesse acima do nível da piscina. Esse problema é resolvido dimensionando corretamente a bomba.

Outro ponto muito importante que precisa de atenção é quanto a rede elétrica, que deve ser separada do restante da casa para evitar danos nos aparelhos elétricos, pois todo motor elétrico gera um pico de energia quando é ligado, e esse pico pode danificar outros aparelhos ligados na mesma rede, incluindo caixas de comando que às vezes são instaladas erroneamente ao lado da bomba, na mesma rede, sem DPS ou aterramento. Isso diminui e muito a vida útil da caixa de comando e iluminação, pois a cada vez que a bomba é ligada, recebe um pico de energia. 

Com a caixa de comando na casa de máquinas, é necessário atenção com os cabos dos refletores. É preciso fazer um sifão para os cabos saírem acima do nível da piscina ou usar caixas de passagem para isolar bem a ligação da piscina para a casa de máquinas.

E nessas instalações de caixa de comando ao lado da bomba, ainda temos outro problema que pode atrapalhar seu uso: portas ou grades de ferro. Qualquer superfície metálica bloqueia parcialmente ou totalmente, dependendo da espessura, ondas de rádio. 

Os controles remotos das caixas de comando usam ondas de rádio para se comunicar com a caixa. Então se você tem sua caixa de comando instalada na casa de máquinas e está com problema no alcance do controle remoto, provavelmente esse é o problema, para evitar esse tipo de problema o melhor é sempre usar tampas ou portas de madeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *