Dicas

Como o revestimento pode afetar a iluminação da piscina

Hoje em dia virou tendência ter uma piscina iluminada. O momento ideal para dar atenção a iluminação e revestimento da piscina é ainda no briefing do projeto, levando em conta se o cliente quer uma piscina bem iluminada ou mais discreta.

Uma piscina bem iluminada ajuda a evitar acidentes, pois facilita a visualização dos degraus e quinas, e caso animais ou crianças caiam na água fica mais fácil visualizar, aumentando assim a segurança do usuário.

E para essa iluminação ser eficiente, além de bons refletores, temos que levar em conta o tamanho do tanque e o tipo de revestimento, acreditem esses detalhes são muito importantes, pois cada um deles interfere de um jeito no resultado final, o que serve para piscinas retangulares pode não servir para as redondas. Da mesma forma a cor do revestimento pode influenciar nessa escolha. Um revestimento mais claro reflete melhor a luz do que um revestimento mais escuro.

Como pode ver nas simulações abaixo, o revestimento muda totalmente o quão bem iluminada a piscina ficaria. Com revestimento preto, a área iluminada é minúscula, enquanto com revestimento claro, como o azul-claro, a área iluminada é bem maior.

*Nessas renders, foram utilizados cores diferentes para as paredes, mas a luz e câmera não foram alteradas.

Então na hora de projetar sua piscina, lembre-se: Cores escuras e foscas absorvem a luz e cores claras e brilhantes refletem. Elas influenciam e muito no efeito final da piscina. Quanto mais claro for o revestimento a luz terá uma maior reflexão e a iluminação atingirá seu potencial máximo, destacando melhor as cores, a medida que vamos escurecendo o revestimento a iluminação será prejudicada, sendo necessário aumentar a quantidade e potência dos refletores para que a piscina fique bem iluminada e sem sombras.

Lembre-se que a decisão final é sempre do cliente, cada um tem suas preferências, o que agrada um pode não agradar o outro. Por isso, não assuma que o que você acha bacana vai agradar a todos, leve em conta a opinião do cliente, evitando que o mesmo fique insatisfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *