Dicas

Checklist de produtos essenciais para uma piscina segura!

O tema Limpeza de Piscinas é sempre uma prioridade na vida de quem tem uma piscina… por isso sabemos da importância de manter um cronograma de cuidados a fim de garantir a segurança dos seus usuários.

Para te ajudar a criar uma lista de itens que são importantes na limpeza da piscina, montamos um checklist com equipamentos e produtos que você precisa ter para deixar a piscina limpa e segura.

Equipamentos

Os equipamentos podem facilitar — e muito — a manutenção da piscina principalmente se for um ambiente coletivo. Então aqui vai alguns equipamentos que vão te ajudar no processo!

 

Cabo telescópico

Altamente versátil, podendo ser utilizado para aspirar o fundo, passar a peneira, escovar as laterais e o piso.

 

Peneira

Um dos itens mais comuns, pois além de ser de fácil manuseio é também extremamente útil na limpeza da água para retirar os resíduos superficiais que caem na água.

 

Filtro

A função do filtro é reter as partículas de sujeira, afinal, muitas impurezas se misturam com a água. O filtro deve permanecer ligado, no mínimo, por seis horas. Esse tempo é o indicado para que toda a água da piscina seja purificada.

 

Skimmer

O skimmer é uma caixinha que deve ficar parafusada ou embutida nas paredes da piscina. Sua principal função é a aspiração. A água, junto com resíduos (como folhas e insetos) entra no skimmer, que retém esses restos em um coletor e devolve a água limpa para a piscina.

Para garantir a sua eficiência, é preciso limpar periodicamente o coletor e remover os resíduos acumulados. Saiba mais aqui em nosso conteúdo sobre Limpeza de Piscinas coletivas no nosso Blog!

 

Escova

A escova é essencial no auxílio de remoção das manchas que costumam surgir nas paredes da piscina. As de nylon são ideais para piscinas de fibra, azulejo e vinil; e as de aço, apenas para as de azulejos.

Produtos

Os equipamentos ajudam muito na manutenção, mas a qualidade da água também está ligada ao produto utilizado. É necessário equilibrar o uso dos dois e se certificar que ambos possuem boa qualidade!

Os principais produtos químicos que você deve ter sempre por perto são:

 

Cloro

Mesmo depois de filtrada, a água continua com alguns micro-organismos que precisam ser eliminados. Essa eliminação ocorre por meio de uma reação química, que os deixam oxidados e inofensivos.

O produto pode ser líquido, granular ou em pastilha. Cada um tem vantagens e desvantagens, logo, o ideal é consultar um especialista na hora de definir qual é o melhor para cada caso. Fatores como tamanho da piscina e quantidade de pessoas que a utilizam influenciam na forma e frequência de aplicação.

 

Clarificante

O clarificante entra depois da aplicação do cloro para manter a água cristalina. Pode ser usado, também, sempre que a água estiver turva, opaca ou esbranquiçada. Isso é normal depois do uso intenso da piscina, como no período de férias por exemplo.

O produto pode ser adicionado com um balde, misturado à própria água da piscina seguindo as medidas e orientações do rótulo…

 

Elevador ou redutor de pH

O valor ideal do pH é entre 7.0 e 7,6…

Abaixo de 7.0, a água fica corrosiva podendo causar irritação nos olhos e aumentar a probabilidade de destruir partes metálicas que existem no filtro, bomba ou dispositivos de iluminação da piscina. Acima de 7,6 a água fica turva podendo obstruir dispositivos e o filtro da piscina.

Por isso, manter o pH dentro do valor ideal é fundamental para garantir a qualidade da água e a manutenção da piscina. Você pode ler mais sobre esse tópico no conteúdo -A importância de controlar o pH das piscinas- no blog da Cristal

 

Algicidas

Famoso em piscinas que adquirem a coloração verde na água. Essa coloração, além de transmitir a sensação de água suja, favorece a proliferação de algas.

A cor da água pode variar de acordo com algum metal… pode ficar marrom, verde e, até mesmo, próxima do preto! Essa coloração estranha aponta que existem matérias inorgânicas na água.

Para evitar isso, adicione diariamente uma quantidade de algicida. Porém, tome cuidado para fazer isso sempre ao entardecer.

 

Algicida de choque

Se a situação for mais grave a as algas já tiverem tomado conta da água, deixando-a esverdeada (o que pode ocorrer depois de uma longa temporada sem uso), o ideal é usar um algicida de choque. (DICA: sempre fale com algum especialista para evitar maiores dores de cabeça!)

 

Decantador

É possível encontrar no mercado um produto dois em um: algicida de choque e decantador. Isso porque sua função é fazer a sujeira não filtrada descer, facilitando, assim, a sua remoção.

 

Limpa bordas

Um aspecto oleoso das bordas acaba com a vontade de aproveitar qualquer piscina (mesmo com a água praticamente cristalina)… Para evitar esse problema e auxiliar na limpeza, tenha um limpa bordas. Ele é um detergente desenvolvido para não alterar a química da água — ou seja, limpa as bordas sem comprometer a qualidade da água.

 

Barrilha leve

A barrilha leve melhora a eficiência dos produtos utilizados para limpeza e desinfecção da água, além de controlar o pH. O resultado é a maior durabilidade dos equipamentos e da piscina, como consequência da qualidade da água.

 

Floculante

O floculante age como um decantador — reunindo as micropartículas na superfície da piscina para que sejam direcionadas ao fundo da piscina e, então, aspiradas mais facilmente.

 

Gostou? Então já salva esse conteúdo como um guia para te ajudar sempre que vier a dúvida do que comprar para limpeza e manutenção da piscina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.