Ter uma piscina, de fato, é um dos maiores desejos dos brasileiros, principalmente para os que possuem casas de condomínio ou crianças em casa.
Mas junto com essa opção de lazer vêm os cuidados com a segurança de todos…
Não só para piscinas de uso particular mas também para piscinas públicas.
Alguns cuidados precisam ser tomados para evitar acidentes graves e até afogamentos, visto que não são só grandes profundidades que podem causar esse triste acontecimento
O que fazer para garantir a segurança dos usuários na piscina?
A área da piscina precisa ter alguma proteção: Grades e cercas de proteção devem ter, no mínimo, 1,20 m de altura, com travas que não permitam uma criança abrir o portão facilmente ou ter sistema de fechamento automático.
Outra solução é instalar alarmes nas proximidades da piscina.
Utilizar capas ou lonas que suportem, no mínimo, uns 120 kg para cobrir a piscina quando não estiver sendo usada também é uma excelente medida preventiva, ajudando também no caso de ter pets em casa
Faça uma manutenção segura: A manutenção da piscina deve ser feita somente quando ninguém estiver dentro para evitar acidentes. Evite manuseio de produtos químicos quando a piscina for ser utilizada no mesmo dia.
Pisos do entorno da piscina e na escada (caso houver) devem ter revestimento antiderrapante
Use e abuse dos materiais de segurança e evite brincadeiras inadequadas: Para uma criança com menos de 4 anos, é necessário o uso de um colete salva-vidas apropriado, mesmo que a criança já tenha conhecimento de técnicas de natação.
Algumas brincadeiras não são recomendadas. Além de acontecer um imprevisto, crianças podem querer reproduzir os movimentos em outro momento, longe da vista de um adulto e causar graves acidentes
Além dessas boas práticas, é preciso estar atento no momento da escolha dos dispositivos… Acidentes por sucção são fatalmente comuns. Aprisionamento de cabelos e até membros de crianças podem também provocar danos irreparáveis e até afogamentos.
Pontos de atenção na escolha dos dispositivos
Os dispositivos devem ter o dimensionamento correto. Dê preferência para drenos e outros acessórios de sucção com tampas de drenagem anti-aprisionamento e, se possível, outros dispositivos ou sistemas.
Existem diretrizes de segurança sugeridas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para Ralos e Sucções e como dispositivos de encaixe devem ser utilizados.
Os ralos de fundo devem ser construídos de forma que a distância vertical entre a grelha anti-aprisionamento e a parte superior da tubulação de sucção seja no mínimo uma vez e meia o diâmetro da tubulação.
Obs: Nossos ralos de fundo e dispositivos de sucção contam com um dispositivo difusor que é composto por uma chapa perfurada com orifícios calibrados que tem a função de transformar a tubulação da piscina em centenas de tubos menores.
A grelha está a uma distância acima de 1,5 vezes o diâmetro de cada um desses tubinhos, respeitando esta condição.
As grelhas anti-aprisionamento devem ser ensaiadas para comprovar o atendimento aos requisitos de avaliação contra o aprisionamento de cabelos e partes do corpo previstas na legislação em vigor.
Obs: Os testes comprovaram que a chapa perfurada do difusor distribui o fluxo de água a ponto de evitar o aprisionamento de cabelos. Também comprovaram que as aberturas laterais dos ralos de fundo e dispositivos de sucção evitam o aprisionamento quando as aberturas superiores da grelha são obstruídas.
A velocidade máxima de escoamento de 0,5 m/s deve ser respeitada por meio das aberturas das grelhas de anti-aprisionamento não bloqueáveis.
Obs: Nossos dispositivos foram desenvolvidos para respeitar esse quesito DESDE QUE SUA VAZÃO NOMINAL seja respeitada.
Instalação dos ralos de fundo com grelhas anti-aprisionamento removíveis somente mediante o uso de ferramentas.
Obs: A instalação deve ser feita com cola NECESSARIAMENTE.
As aberturas dos ralos de fundo devem dispor de no máximo 7 mm de largura de forma a evitar a entalação de dedos e entrada de brinquedos ou outros objetos
Obs: Nossos ralos e sucções não possuem aberturas superiores à 7mm de largura.
Os novos dispositivos de Aspiração anti-turbilhão e anti-aprisionamento possuem recortes em seu interior para que a água possa ser aspirada por frestas laterais caso algum objeto ou até mesmo alguém tampe sua entrada, evitando assim, o aprisionamento do usuário.
Também possuem uma tela em seu interior para evitar que fios de cabelo possam ficar presos nos mesmos.
Foram desenvolvidos para garantir a segurança dos usuários das piscinas, os novos dispositivos de Aspiração da Cristal Inox tem um design elegante e um acabamento diferenciado aliando segurança e elegância no mesmo produto.
Resumindo:
Área cumprindo todas as normas de segurança, crianças devidamente equipadas (mesmo sabendo nadar), manutenção segura, responsabilidade acima de tudo e foco na escolha de dispositivos que estejam dentro das diretrizes de segurança. É uma ótima receita para garantir a diversão segura dos usuários.